Menus Paginas

São Silveirinha lança "Em Viagem", um livro de poesia, no Centro Cultural de Campo Maior, na tarde de amanhá, sábado dia 18


São Silveirinha, escritora campomaiorense, lança livro de poesia "Em Viagem".
O lançamento terá lugar no próximo dia 18 de Novembro, pelas 17H30, no Centro Cultural de Campo Maior. Para a publicação deste livro, São Silveirinha contou com alguns apoios, de entre os quais o do Município de Campo Maior.
No prefácio, escrito por Fernanda Barrocas, pode ler-se sobre esta obra:
“Em Viagem é uma bela colectânea de poemas que contam a história de um sujeito em transformação, em viagens e voos audaciosos e que, por fim, encontra a sua “ilha desconhecida”, lugar de acolhimento, de encontros e reencontros. E aí fica, (Cf. Poema “Sombras”) quem sabe a ganhar asas para outros voos.
A poesia de São Silveirinha é forte, vigorosa, inquieta e inquietante, de uma sensibilidade à flor da pele, de uma urgência quase visceral, ousada, misteriosa, que vale muito a pena ser lida e saboreada pelo seu simbolismo e funcionalidade expressiva, e no que toca à própria construção de uma subjectividade lírica, com a qual muito dificilmente o leitor não se identificará.”

São Silveirinha
Sobre a autora:
São Silveirinha nasceu em Campo Maior a 28 de Novembro de 1972.
Por questões de ordem profissional do seu pai, foi com tenra idade para o Montijo. Aos três anos, rumou a Aljustrel (Baixo Alentejo), onde passou parte da sua infância. Uma infância que considera rica em termos de descoberta e fortemente marcada pelo gosto que a mãe lhe foi incutindo pela leitura. A grande cumplicidade que sempre teve com o seu irmão, Luís Silveirinha, acabou por determinar a sua paixão pela arte em geral. No verão de 1981 regressa a Campo Maior e começa a escrever poesia aos dez anos.
A convite do Professor Arménio Toscano, vê o seu primeiro poema publicado com apenas 14 anos, no jornal regional “A Palavra”.
Em 1990, ainda com 17 anos, ingressa na Escola Superior de Educação de Portalegre para frequentar a licenciatura de Professores do 2.º ciclo, variante de Português e Inglês.
Passa a colaborar com artigos de opinião no “Jornal de Elvas” e no “Campo Maior”.
Lança o seu primeiro livro de poesia, “O Voo da Libelinha”, em 1993.
Actualmente é professora de Português e Inglês no Agrupamento de Escolas de Campo Maior.
Em 2011, participa com cinco poemas na “IV Antologia de Poetas Lusófonos”, Folheto Edições & Design.
Em 2013, frequenta o Curso online de Escrita Criativa, orientado por Luís Carmelo.
Tem participado em vários projectos relacionados com a escrita e a dança contemporânea.

Sem comentários: