Menus Paginas

Protecão Civil lança alerta para o perigo de incêndio florestal devido a altas temperaturas que se vão registar até ao próximo sábado


No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC), destaca-se para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas, com uma subida gradual da temperatura máxima até sábado (dia 15 de Julho) e a redução da humidade relativa do ar, sem retorno significativo durante a noite, salientando-se:
· Hoje, quinta-feira, vento em geral fraco do quadrante norte, soprando moderado (até 35 km/h) no litoral oeste, em especial durante a tarde, e nas terras altas, onde pode soprar com intensidade (até 40 km/h). Aumento da temperatura máxima para valores que podem atingir os 44°C em algumas regiões do interior. No restante território são esperados valores acima dos 30°C. A temperatura mínima, em especial no Algarve (sotavento) e no interior do Alentejo pode atingir valores entre os 24 e os 27 °C. Humidade relativa do ar com valores entre os 10 e os 30%.
· Amanhã, sexta-feira, prevê-se um aumento da intensidade do vento soprando moderado (até 35 km/h) no litoral oeste e nas terras altas, em especial durante a tarde. Aumento da temperatura máxima na região norte, mantendo-se as restantes regiões com valores semelhantes aos de quinta-feira.
· A Autoridade Nacional de Proteção Civil está a acompanhar permanentemente a situação em estreita articulação com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, e emitirá os avisos que se julguem necessários.
Índice de risco de incêndio muito elevado e máximo na região do Algarve, e em todas as regiões do interior. Salienta-se que a partir de hoje o risco de incêndio apresenta um agravamento significativo em todo o território continental.

Sem comentários: