Menus Paginas

Município espanhol de Piedras Albas organizou uma visita cultural ao Centro de Ciência do Café

Rui Nabeiro e o artista Miguel Sansón.

O Município de Piedras Albas organizou uma visita cultural ao Centro de Ciência do Café, que aconteceu na passada sexta-feira dia 17, para que as pessoas deste pequeno povo da Extremadura pudessem ver a exposição temporária que tem estado patente no CCC, desde o mês de Setembro, do artista Miguel Sansón, “Mater Matris”.
Esta exposição é uma homenagem e um reconhecimento a todas as mulheres contrabandistas, que durante muitos anos foram silenciadas. O mundo do contrabando da pós-guerra na fronteira espanha-portugal, está representado de maneira excelente em Piedras Albas pelas “Portugaleras”. Um grupo de mulheres que entre as suas roupas, cruzavam a fronteira uma e outra vez, na procura do apreciado café ou de outras mercadorias de contrabando. Esta actividade constituía em muitos casos a principal fonte de rendimento da família, um escudo débil que os separava da fome.
No final da visita, o Comendador Rui Nabeiro recebeu das mãos de uma “vizinha” de Piedras Albas, uma escultura do artista Miguel Sansón, que representa as corajosas mulheres desse povo, num gesto de boa vizinhança das gentes da raia, cuja história se cruza inúmeras vezes ao longo dos séculos.
Nesta visita estiveram ainda presentes a Presidente da Diputación Provincial de Cáceres, Rosario Cordero Martín.
O Diputado de Cultura, Juventud y Deportes, Don Álvaro Sánchez Cotrina.
A Directora do Área de Cultura da Diputación Provincial de Cáceres, Doña Felicidad Rodriguez Suero.
A Chefa do Servicio y Responsable dos Museos da Diputación Provincial de Cáceres, Doña Mª Jesús Herreros de Tejada Perales
A Diputada dos Servicios Sociales e Igualdad, Doña Mª Fe Plata Herrero.
O Artista, Don Miguel Sansón Serván e a Comisaria da Exposición, Doña Rosa Perales.
O Alcalde de Almoharin, Don Antonio Cano Cano.
A Corporación de Piedras Albas, o Alcalde Don Víctor Manuel García Vega, Teniente alcalde, Don Francisco Pozo, Concejala de Servicios Sociales, Mayores, Igualdad y Cultura, Doña Ana Garrido Chamorro e concejal de Deportes, Juventud y Festejos, Don Antonio Jimenez Mostazo.
El Alcalde de Alcúescar Don Narciso Muñozo Chamorro.

Sem comentários: