Menus Paginas

GNR preocupada com queimas que estão a originar "elevado número de incêndios"


A Guarda Nacional Republicana está preocupada com o "elevado número de incêndios", este ano, ocorridos na sequência da realização de queimas de sobrantes decorrentes de actividades agrícola e florestal.
A realização de queimas de sobrantes apenas é permitida fora do período crítico e desde que a classe de risco de incêndio seja igual ou inferior ao nível elevado.
A GNR recomenda a consulta prévia do Risco de Incêndio Florestal no site do Instituto Português do Mar e da Atmosfera ou através do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas. A força de segurança realça que os autores das queimas podem também contactar a GNR da sua área, a fim de saber se é possível a sua execução na data pretendida.
No caso de estarem reunidas as condições legais para a sua realização, a GNR salienta "máxima prudência na sua execução", efectuando pequenos amontoados de sobrantes devidamente afastados, com uma faixa de terreno limpo à sua volta, em vez de um único amontoado e escolhendo dias nublados, húmidos e com pouco vento (abaixo do moderado). Tenha um telemóvel consigo para dar o alerta em caso de incêndio e mantenha-se vigilante até à completa extinção da queima, nunca abandonando o local. Os trabalhos só devem ser considerados terminados quando a queima esteja completamente extinta.
A GNR diz ainda que mesmo que sejam cumpridas "todas as obrigações legais para a execução de uma queima de sobrantes", caso esta origine um incêndio "o seu autor pode vir a ser responsabilizado por crime de incêndio e pelos danos causados".

Sem comentários: