Menus Paginas

Rui Nabeiro fundou a Delta e a concorrência disse: “Ele é do Alentejo, anda devagar”


Empresa de Campo Maior foi fundada há 55 anos e é líder de mercado. Facturação do negócio das cápsulas deve crescer 10% este ano.

Rui Nabeiro foi apresentado pelo neto, Rui Miguel Nabeiro, como o “maior conhecedor de café de Portugal”. Com 85 anos, o fundador do grupo Delta subiu ao palco do Centro Cultural de Belém, em Lisboa, nesta segunda-feira para apresentar duas novas misturas de café em cápsula, criadas a partir do seu gosto pessoal. E recordou os tempos em que a empresa de Campo Maior não era mais do que um sonho.
“Todos gostam de café. [É preciso é] a coragem de fazer e de realizar”, começou por dizer. Com a “imaginação” a comandar os passos, Rui Nabeiro conta que quando arrancou com o negócio, poucos acreditavam que iria ter sucesso. “Quando lancei a Delta, comecei a caminhar. Os colegas da altura diziam: 'ele é do Alentejo, anda devagar'”, continuou. E acrescentou: “Os colegas pensavam que eu ia atrasado, mas eu estava era adiantado”.
Momentos antes, no mesmo palco, Rui Miguel Nabeiro, que lidera o negócio do café em cápsulas, tinha apresentado o lançamento de duas novas máquinas e uma campanha de publicidade, com a qual quer marcar terreno nos meses que restam do ano. Com previsões de chegar aos 70 milhões de euros de facturação em 2016, mais 10% do que em 2015, a Delta Q quer “reanimar” um mercado que tem “sofrido uma delapidação de preços” no que toca às máquinas de café.
De acordo com Rui Miguel Nabeiro, a intenção é “acrescentar valor” e diferenciação, num negócio que se faz mais com a venda de cápsulas, do que com máquinas. Os dois novos equipamentos (Qlip e Milk Qool) servirão para “puxar o mercado, que está a entrar num ciclo de falta de inovação” e de baixo preço, disse aos jornalistas, no final do evento.
Esta área de negócio foi criada em 2007 e, nas primeiras experiências, começou por produzir 395 cápsulas em oito horas. João Manuel Nabeiro, pai de Rui Miguel Nabeiro e membro do conselho de administração da Delta Cafés, adianta que três anos depois a empresa produzia 198 mil cápsulas e, agora, chega aos dois milhões por dia.
A Delta Q tem uma quota de mercado de 27,4% (até à semana 39 deste ano, dados Nielsen) e assume-se como líder, ultrapassando a concorrente Nespresso. Além do café, lançou cevada e chá em cápsulas.

Sem comentários: