Menus Paginas

Protecção Civil alerta: condições meteorológicas adversas e perigo de incêndio florestal

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê um agravamento significativo das condições meteorológicas associadas ao tempo quente e seco e, consequentemente, dos índices de risco de incêndio, salientando-se para os próximos dias:

– Um aumento da intensidade do vento no litoral oeste e terras altas, diminuição da humidade relativa do ar, para valores inferiores a 30% nas regiões do sul e do interior centro e norte, e continuação da temperatura máxima entre 30 e 35 °C nas regiões do sul e interior centro;
– O agravamento das condições meteorológicas a partir de domingo e segunda-feira nas regiões do litoral norte e centro, com aumento significativo da temperatura para valores de máxima acima de 30°C na generalidade do território, em especial nas regiões do sul e bacia do rio Tejo com valores entre 35 e 37°C, diminuição da humidade relativa do ar para valores inferiores a 30% na generalidade do território.

EFEITOS EXPECTÁVEIS

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:
– Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

A Autoridade Nacional de Protecção Civil (ANPC) recorda que nesta altura do ano, e de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido nos espaços rurais:

 Realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou confecção de alimentos;
 Utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;
 Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes;
 Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
 Fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias que os circundem;
 A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Na realização de trabalhos agrícolas e florestais:

 Mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras;
 Abasteça as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;
 Tenha cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor. Se mora junto a uma área florestal:
 Limpe o mato à volta da sua habitação e guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, gasóleo e outros produtos inflamáveis.
 Para informações sobre prevenção estrutural de incêndios florestais contacte o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas.
 Informe as autoridades se presenciar atos negligentes ou comportamentos dolosos. A ANPC recomenda ainda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio florestal, nomeadamente com a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, observando as proibições em vigor e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio para os próximos dias, disponível junto dos sítios da internet do ICNF e do IPMA, junto dos Gabinetes Técnicos Florestais das Câmaras Municipais e dos Corpos de Bombeiros.

Sem comentários: