Menus Paginas

Major-General Rui Manuel Carlos Clero, militar campomaiorense foi nomeado como Comandante Operacional da Região Autónoma da Madeira

Major-General do Exército Rui Manuel Carlos Clero, Comandante Operacional da Região Autónoma da Madeira - Foto:  Funchal Noticias.net
O Major-General do Exército Rui Manuel Carlos Clero, um campomaiorense de 54 anos, é Licenciado em Ciências Militares, detentor do Curso de Estado-Maior e do Curso de Promoção a Oficial General, foi recentemente empossado como Comandante Operacional da Região Autónoma da Madeira, substituindo no cargo o Major-General Marco Serronha.
Dizemos militar campomaiorense uma vez que, apesar de ter nascido em Macau, Rui Clero é filho de um casal de campomaiorenses, Romão Francisco Marques Clero e Joaquina do Rosário Carlos Clero que, na altura se encontravam nessa região devido a uma comissão militar de Romão Clero, seu pai. Para além disso, Rui Clero é casado com uma campomaiorense, Maria João Silveira Monteiro Clero, e têm duas filhas.
Este campomaiorense, pelo cargo que agora ocupa e pelo percurso que tem percorrido ao longo da sua carreira, é merecedor do destaque que aqui deixamos.

Resenha Biográfica de Rui Clero

O Major-General, RUI MANUEL CARLOS CLERO nasceu em Macau, tem 54 anos de idade e 36 anos de serviço. Foi promovido ao actual posto em 3 de Dezembro de 2012. Está habilitado com os Cursos de Artilharia da Academia Militar, de Promoção a Oficial Superior, de Estado-Maior e de Promoção a Oficial General.
Ao longo da sua carreira, prestou serviço em várias Unidades, Estabelecimentos e Órgãos do Exército, das Forças Armadas e da OTAN. No Centro de Instrução de Artilharia Antiaérea de Cascais, de 1984 a 1992, foi instrutor aos vários cursos e desempenhou diversas funções de comando. No Instituto de Altos Estudos Militares, entre 1992 e 1998, foi professor na Área de Ensino de Táctica, tendo em 1996 e 1997, acumulado estas funções com as de Assessor e Ajudante-de-Campo do General Chefe do Estado-Maior do Exército. Desempenhou as funções de Chefe de Gabinete do Director de Administração e Mobilização de Pessoal, antes de, em 1999, ter sido nomeado como Adjunto do Representante Militar Permanente de Portugal junto do Comité Militar da OTAN e da União Europeia em Bruxelas. Durante três anos foi representante nacional em vários grupos de trabalho relacionados com a Política Europeia de Segurança e Defesa. De 2002 a 2004, desempenhou a função de Chefe do Estado-Maior do Campo Militar de Santa Margarida e da Brigada Mecanizada Independente tendo sido posteriormente nomeado para a função de Assessor Militar do Comandante do Quartel-General Conjunto da OTAN em Lisboa, função que desempenhou até à sua nomeação como Comandante do Regimento de Artilharia nº 5.
Comandou o Regimento de Artilharia nº 5 de Julho de 2005 a Dezembro de 2006.
Em 2007, no âmbito da presidência Portuguesa da União Europeia, presidiu ao Grupo de Trabalho de Desenvolvimento de Capacidades. De 2008 a 2009 foi Assessor de Relações Externas de Defesa do Ministro da Defesa Nacional.
De Setembro 2010 a Abril de 2012 foi 2º Comandante da Brigada de Intervenção, tendo assumido, depois dessa data, as funções de Director de Serviços de Relações Internacionais, na Direcção-Geral de Política de Defesa Nacional. De 18 de Fevereiro 2013 a 20 de Novembro de 2015 desempenhou a função de Chefe de Gabinete do Ministro da Defesa Nacional, dos XIX e XX Governos Constitucionais.
Da sua folha de serviços constam 17 louvores, dos quais 3 concedidos pelo Ministro da Defesa Nacional, 2 pelo Chefe do Estado-Maior-General das Forças Armadas, 4 pelo General Chefe do Estado-Maior do Exército, 4 por Oficiais Generais e 4 por outras Entidades. Possui várias condecorações, de que se salientam: a Ordem Militar de Avis, grau de Grande Oficial; cinco medalhas de Serviços Distintos; Medalha de Mérito Militar de 1ª, 2ª e 3ª classe; Medalha da Defesa Nacional 1ª Classe; Cruz de S. Jorge, 1ª Classe; Cruz Naval, 1ª Classe; Medalha de D. Afonso Henriques 1ª Classe; Medalha de Comportamento Exemplar; e, a Medalha da Defesa Nacional da República Francesa.
É casado com Dona Maria João Silveira Monteiro Clero e têm duas filhas.
Fonte: emgfa.pt

Sem comentários: