Menus Paginas

Vida e obra Santa Beatriz da Silva em livro

A Vida e Obra de Santa Beatriz da Silva, pode agora ser conhecida através do livro com esse mesmo título, editado pela Câmara Municipal de Campo Maior. Da autoria de Francisco Galego, com capa de Isaac Herves e arranjo gráfico de João Custódio, este livro foi lançado no passado dia 1 de Setembro, numa cerimónia inserida na inauguração da Casa Museu Beatriz da Silva.
Esta obra resultou de notas de leitura, sem qualquer investigação documental pelo seu autor, o historiador campomaiorense Francisco Galego. Segundo o autor, o propósito deste escrito não é mais do que dar a conhecer a vida e a obra desta Santa de Campo Maior, de uma forma simples e sintética, através de uma linguagem descodificada, acessível a todos.
Dividido em 10 capítulos, são apresentados resumidamente os dados biográficos, os laços familiares, a sua naturalidade, educação, a sua vida em Castela, a vida monacal em Toledo, a sua espiritualidade feminina, e a herança espiritual de Santa Beatriz da Silva. Para um melhor e mais profundo conhecimento da vida desta Santa, o autor propõe três importantes obras de referência, a saber: Dona Beatriz da Silva – Vida e obra de uma mulher forte, da autoria de José Félix Duque; Santa Beatriz da Silva – Estrela para novos rumos, livro do Congresso Internacional da Ordem da Imaculada Conceição; Santa Beatriz da Silva, da PAULUS Editora.
Beatriz da Silva nasceu em Campo Maior em 1424 e faleceu a 9 de Agosto de 1492 em Toledo, Espanha. A primeira santa portuguesa foi beatificada em 28 de Julho de 1926 pelo Papa Pio XI, e Canonizada em 3 de Outubro de 1976 pelo Papa Paulo VI. Foi a fundadora da Ordem da Imaculada Conceição (OIC). Santa Beatriz é celebrada no dia 1 de Setembro, precisamente no dia da inauguração da Casa-Museu em sua evocação e do lançamento deste livro.

Sem comentários: